top of page

PERÍCIAS JUDICIAIS

PARECER TÉCNICO


“Opinião, conselho ou esclarecimento técnico emitido por um profissional legalmente habilitado sobre o assunto de sua especialidade.”
ABNT NBR 13.752/1996

AVALIAÇÃO DE BENS E IMÓVEIS


“Análise técnica, realizada por Engenheiro de Avaliações, para identificar o valor de bem, de seus custos, frutos e direitos, assim como determinar indicadores da viabilidade de sua utilização econômica para uma determinada finalidade, situação e data.” ENGENHARIA DE AVALIAÇÕES – IBAPE RJ 

METODOLOGIA PARA ELABORAÇÃO DO LAUDO DE AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS

Estudos Preliminares:

- Definição de seu objetivo; 

- Identificação do Imóvel;

- Caracterização de finalidade;

- Documentações pertinentes e restrições legais ou mercadológicas;

- Situação do imóvel avaliando no contexto urbano e via pública aspectos físicos, topografia, infraestrutura urbana disponível;

- Aspectos econômicos da região;

- Uso e ocupação do solo;

- Atividades do entorno, tais como: comércio, indústria e serviços.

 

Vistoria:

Verificação minuciosa das condições do objeto da perícia na data da diligência.

 

Definição da metodologia a ser aplicada:

MÉTODO COMPARATIVO DE DADOS DE MERCADO POR REGRESSÃO LINEAR MÚLTIPLA

Consiste na comparação direta com os preços de mercado para imóveis similares. Para a aplicação deste método, é necessário que haja um número de amostra relativamente grande, ou seja, é preciso que haja imóveis semelhantes ao que está sendo avaliado.

Por este método, é possível se desenvolver um modelo matemático composta de variáveis múltiplas, que melhor venham a embasar a avaliação do bem avaliando.

Os dados amostrais serão semelhantes quanto às características intrínsecas e extrínsecas, se utilizando apenas dados que possuem correlação com o objeto da avaliação.

MÉTODO INVOLUTIVO

O valor do imóvel é decorrente da capacidade de utilização do terreno, se utilizando da lei de uso e ocupação do solo da região, obtendo uma eficiência máxima de construção por metro quadrado.

O valor do terreno, é obtido, subtraindo do valor estimado de venda do empreendimento, o custo de execução e lucro pretendido pelo construtor.

FINALIDADES

- Compra, venda e locação;
- Garantias bancárias;
- Indenizações;
- Fusões;
- Desapropriação;
- Renegociação de contratos de locação;
- Revisão de IPTU e ITBI;
- Inventário;
- Partilha.

MÉTODO COMPARATIVO DE CUSTO DE REPRODUÇÃO

Considera que o valor de um imóvel, é igual ao custo de execução da edificação, somado ao valor do terreno, sendo este, avaliado melo método direto de comparativo de dados de mercado.

Indicado para hospitais, escolas, prédios industriais ou comerciais, quando há pouca informação sobre valor de venda, tornando este método, mais indicado.

MÉTODO DA RENDA

Neste método, o valor de um imóvel é representado pelo valor atual dos benefícios futuros oriundos do direito da propriedade, sendo indicado quando o valor depende da capacidade de gerar lucro, estimando uma renda bruta gerada pelo bem, deduzindo custo de trabalho e juros sobre capital.

MÉTODO EVOLUTIVO

Identifica o valor do bem pelo somatório dos valores de seus componentes.

Multiplica-se por um fator de componentes de comercialização (FC), o valor do terreno somado ao custo das benfeitorias.

O valor do terreno deve ser calculado pelo método comparativo de dados de mercado, ou, na impossibilidade deste, aplica-se o método involutivo. Pelo método comparativo de custos de reprodução, determina-se os custos das benfeitorias.

TJ.png
TRT.png
JF.png
bottom of page